sábado, 19 de abril de 2014

ORIGEM DE NOMES: Alvo Dmbledore

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhV3z1vANr_qX5mcY2-SLdVIgPhjPg4SrRllEmFYqTGO5VHdWfmbMMT-vNGBa6VDISPEEU1KNbv0okjya-MAK-3sKcHH9eq9_W37moeNCjDwoZN-cnbNKgFZuw3bXn1lZmfB-0cvHJrMbBn/s1600/Alvo+Dumbledore.jpg
Alvo (Albus) – Albus significa “branco” ou ainda “sabedoria” em latim, além de o termo ser utilizado na Geomancia para apontar bons resultados, para pessoas iluminadas. Albion é um antigo nome para um bretão, de acordo com J.K Rowling. No português, alvo é utilizada para designar a cor branca. Em HP, é o diretor de Hogwarts.
Percival – Significa “atravessar o véu”, ou “atravessar o vale”, ou ainda “o destruidor”. É um dos lendários Soldados da Távola Redonda. Em HP, é o segundo nome de Dumbledore, bem como de seu pai.
Wulfrico (Wulfric) – São Wulfrico foi descrito como um ermitão. J.K. Rowling caracterizava Dumbledore como um solitário. São Wulfrico era um conhecedor do mundo, como Dumbledore também era. São Wulfrico nasceu em Bristol, a mesma cidade que Hagrid sobrevoou de Godric’s Hollow. São Wulfrico supostamente tinha o dom da profecia.
Brian – Vem do Celta Antigo bre – colina, ou “alto, nobre”. Brian Boru foi um rei Irlandês que frustrou todas as tentativas dos Vikings de conquistarem a Irlanda no século XI. Ele saiu vitorioso na Batalha de Clontarf, mas foi assassinado. Em HP, é o quarto nome do professor Dumbledore, que se sabe ter morrido no sexto livro, embora seu propósito (ajudar Harry a destruir Lorde Voldemort) tenha vingado.
Dumbledore – Bumble Bee é a palavra do Inglês Antigo para “abelhão”, além de ser um pub na cidade de Flitwick (o professor de Feitiços). Dor é ainda usado para “zangão”. Dumb designa alguém “pateta”, ou “estúpido”. De acordo com a autora, Alvo gostava muito de música, então ela sempre o imaginou meio que zumbindo para si mesmo, pelo castelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário