quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Severo Snape

Severus Prince Snape
Severo Snape
Severo Snape.jpg
Snape em Harry Potter and The Deathly Hallows - Part 1
Dados pessoais
SexoMasculino
Nascimento9 de janeiro de 1960
CabeloPreto, até aproximadamente a altura dos ombros
OlhosNegros
SangueMestiço
FamíliaPais: Tobias Snape e Eileen Prince
Dados biográficos
CasaBlason Serpentard.svg Slytherin
Organizações as
quais pertence
Comensal da MorteOrdem da Fênix
Na série
Primeira aparição
em livro
Harry Potter e a Pedra Filosofal
Primeira aparição
em filme
Harry Potter e a Pedra Filosofal
IntérpreteAlan Rickman
Personagem da série Harry Potter

Um pouco sobre Severo Snape

Severo Prince Snape (9 de janeiro de 1960) - (2 de maio de 1998), é um bruxo mestiço nascido da união de uma bruxa, Eileen Prince (que quando jovem, era Capitã da Equipe das Bexigas) com um Trouxa, Tobias Snape. Teve seu nascimento divulgado no Profeta Diário pouco depois do casamento deles.
Desde os tempos de infância conhecia as irmãs "trouxas" Lílian e Petúnia Evans. Apaixonado por Lílian desde os 9 anos, é ele quem lhe dá a notícia de que ela é uma bruxa e a introduz ao mundo mágico. Vão à Hogwarts juntos, porém para casas diferentes (Lílian vai para Grifinória e Snape paraSonserina).
Eles mantém amizade até os 15 anos, quando Snape, em um acesso de fúria, chama Lílian de "Sangue-ruim". Em razão disso e pelas amizades com as quais Snape se envolvia (os futuros "Comensais da Morte"), eles se distanciam.
Quando jovem em Hogwarts, Tiago Potter e Sirius Black o aborreciam chamando-o de Ranhoso ("Snivellus" nas versões em inglês), mas sem ninguém saber ele adotou o pseudônimo de Príncipe (pelo sobrenome de sua mãe, Prince) Mestiço (em inglês, Half-Blood (meio sangue na tradução literal).
Tiago era um homem desprezivel, que só pensava em si mesmo, e que também era apaixonado por Lilian Evans. Com o passar dos anos, Lílian se casou com Tiago, e Snape ainda assim permaneceu apaixonado por ela.
No Livro 6 da saga (Harry Potter e o Enigma do Príncipe), descobre-se que o nome completo de Severo Snape na verdade é Severo Prince Snape.
O pouco que se sabe sobre sua família é que seu pai parecia ser um homem dominador, com tendências a abusar de sua esposa e filho.
A mãe de Snape parece ter sido humilhada e intimidada pelo marido. No capítulo 26 de Harry Potter e a Ordem da Fênix podemos encontrar nas lembranças de Snape um homem gritando com uma mulher (seu pai e sua mãe), e há menção ao Snape criança e ao adolescente.

Severo Snape, aluno em Hogwarts

Na época em que estudou em Hogwarts, entre 1971 e 1978, foi um aluno exemplar em Poções e em Defesa Contra as Artes das Trevas, capaz de desenvolver "atalhos" para preparar as poções, além das instruções do livro.
Harry teve a sorte de usar o livro antigo de Snape e aprender uma série de coisas com o Príncipe Mestiço, que anotava as suas criações e os feitiços que inventava, nem sempre inocentes.
Sirius dizia que, quando Snape chegou à escola, já sabia mais maldições do que os alunos da sétima série.
Pelo que se conhece através dos livros, Snape não foi uma criança feliz em casa, mas em Hogwarts ele tinha "amigos" e muitos dos quais, mais tarde, se tornariam Comensais da Morte. Essas amizades foram um dos motivos para o fim da sua amizade com Lílian Evans, que, apesar de ser de uma casa diferente, era a melhor amiga dele até o quinto ano (no 7º livro, antes de morrer, Snape dá a Harry algumas lembranças, e tais lembranças deixam claro que Snape amava Lílian desde criança, quando ainda nem tinham idade para frequentar Hogwarts e moravam na mesma vila). Ele era um adolescente calado e sofria constantemente com os abusos de Sirius e Tiago, que sempre estavam prontos a fazer brincadeiras grosseiras e maltratar Severo.
Membros de casas rivais, a raiva entre Severo e Tiago se estendia aos seus amigos Sirius Black e Remo Lupin. Essa inimizade começou no trem de Hogwarts, quando Snape, à procura de Lílian, encontrou-a numa cabine com Tiago e Sirius, com os quais teve uma pequena discussão sobre qual era a melhor casa. Certa vez, na adolescência, Sirius mandou Snape ao esconderijo de Remo durante a lua cheia, na Casa dos Gritos, onde ele quase foi morto. Tiago o salvou, deixando-o em dívida para com ele, fato pelo qual Snape nunca o perdoou.

Severo Snape, professor de Hogwarts

Depois da morte de Lílian, Snape conseguiu o lugar de professor de Poções em Hogwarts, com o juramento de proteger Harry, mas esse não era propriamente o seu desejo, pois a cadeira que ele gostaria de ocupar era a de Defesa Contra as Artes das Trevas, e Dumbledore com toda a certeza não permitiria que um provável Comensal da Morte ensinasse essa matéria aos alunos da escola, por mais capacitado que fosse. contudo, no sexto livro ele conseque o cargo de professor de Defesa Contra as Artes das Trevas. Assim, ele lecionou Poções em Hogwarts durante quinze anos.
Snape só conseguiu o cargo de professor de Defesa Contra as Artes das trevas por causa do plano de Dumbledore. Foi no sexto ano que ele demonstrou ser, na aparência, totalmente infiel à Dumbledore, matando-o no capítulo "A Torre Atingida Pelo Raio". Contudo, tudo isso fazia parte de um plano já traçado por Dumbledore para que acontecesse a sua morte. Sendo assim ele cumpriria a tradição de nenhum professor dessa matéria durar mais de um ano no cargo.Por outro lado, ele tem uma série de habilidades: é um excepcional preparador de poções, e um dos únicos bruxos no mundo capacitado em Legilimência e Oclumência. No quinto ano de Harry em Hogwarts Snape é incubido da função de ensiná-lo Oclumência, com o objetivo de bloquear a mente de Harry contra Voldemort.

Vilão ou Mocinho?

Finalmente, Hogwarts foi invadida pelos Comensais da Morte liderados por Draco, e a missão do garoto era justamente matar Dumbledore.
Quando chegam em Hogsmeade, Dumbledore e Harry vêem a Marca Negra sobre Hogwarts, e o diretor fica desesperado para ver Snape.
Chegando a Hogwarts, no alto da Torre de Astronomia, antes que Harry pudesse fazer o que o diretor pedira (chamar Snape), Draco aparece, na mesma hora que Dumbledore imobiliza Harry, e desarma Dumbledore, possuindo assim a Varinha das Varinhas de Dumbledore, que por outro lado pretendia ser o ultimo dono da mesma.
Na verdade, o diretor estava muito enfraquecido, talvez até morrendo, mas tenta convencer Draco a não se tornar um assassino. Nessa altura chega Snape e, pela primeira vez, Harry vê seu amado diretor e protetor suplicar, pedindo justamente a Snape que acabe com ele.
A obrigação de Snape, de acordo com o Voto Perpétuo feito junto com Narcisa, era terminar a missão de Draco, caso o garoto não conseguisse. Sendo assim, ele lança uma das Maldições Imperdoáveis, o Avada Kedavra, contra Dumbledore dentro da torre de astronomia.
Depois de toda essa terrível cena, Snape pega Draco e foge de Hogwarts com os demais Comensais.
Harry ainda tenta detê-lo, mas leva a pior ao duelar com Snape - que revela ser o Príncipe Mestiço misterioso e zomba dele por sua incapacidade de lançar Maldições Imperdoáveis e de aprenderOclumência.
Snape aparatou fora dos portões de Hogwarts e termina o sexto livro foragido.
De acordo com o livro seis, Hagrid havia ouvido Dumbledore e Snape conversando a respeito de alguma missão que o professor Snape não gostaria de cumprir.
Snape a partir daqui é encarado com a seguinte pergunta: "Vilão ou Mocinho?", já que foi provado que ele agia nos dois lados da força, mas a quem ele era realmente leal, Alvo Dumbledore ou Voldemort?.
Respondam com comentário: Vcs acham q Snape é um VILÃO ou Mocinho?

Nenhum comentário:

Postar um comentário